PROFESSOR WALMIR BAHIA - ENGLISH 1


5.PLÁGIO: QUAL MELHOR ATITUDE A TOMAR?

 

Conversando com professores.

 

Na segunda feira, estava conversando com meus compadre e comadre sobre atitude de uma professora de português que hostilizou alunos, visto que em um trabalho de equipe alguns alunos copiaram e colaram. A professora, por conta disso, puniu toda a equipe, ela não quis ouvir os argumentos dos que realmente fizeram o trabalho. e poderiam provar a sua feitura.

Essa atitude da professora, que é de uma grande e tradicional escola privada de Salvador, deixou aqueles alunos pesquisadores, e não copistas como indicara a docente arrasados, com baixa estima e com uma sensação impossível de descrever, segundo minha comadre.

Ora, pergunta-se: não poderia a colega, aproveitar a oportunidade e fazer uma ação educativa. Não quero crucificar a profissional, já que grandes partes dos docentes tiveram ou foram formados sob o manto tradicional, em que é o professor o detentor do saber ;compete a ele a transmissão de conteúdos, e possuir autoridade máxima na sala de aula. A decisão da professora foi forjada nessa visão de autoridade, causando os males já citados. Em defesa da professora está o fato da excessiva carga horária de trabalho que impede os docentes freqüentar cursos, seminários e encontros, principalmente professores de escolas particulares. Posto que, a produção é o principal e primordial objetivo dos donos. Entretanto, não pensem que a pública vive um mar de rosas, se alguém pensa assim precisa adentrar as escolas púbicas e, assim rever seus conceitos.

O problema da escola pública, apesar do governo oferecer cursos, reside em diretores, coordenadores e a própria secretaria de educação e suas contradições. Há diretores que não informam, escondem fax de informações de cursos, omitem quaisquer dados que permitam qualificações dos professores, porque não querem professores fora de sala, fato que iria expor a incompetência de gestão desses dirigentes. Pois, não são capazes de organizar e gerenciar atividades programadas e / ou buscar outros meios das aulas acontecerem: públicas, lúdicas, feiras e modalidades outras.

O oposto, cito um fato no Colégio Francisco Menzes, em Salvador, quando na época a diretora, de então, Hortensia Sacramento mobilizou os professores para fazer o curso Paz na Escola. Ela pediu aos professores para deixar exercícios que seriam feitos na escola e cobrados no retorno. Comuniquei que não faria o curso porque eu era professor de inglês, e eu não via sentido em fazê-lo. A diretora conversou comigo e convenceu-me a fazer o curso, pois, a idéia era instrumentalizar o professor com um novo tipo de aluno que estavam chegando à escola. Confesso foi um curso que deu a min uma nova visão de trabalhar com o aluno e entender suas limitações e imaturidade. Que outros diretores imitem esse exemplo e professores arrisquem tal qual fiz.

Coordenadores há que não são capazes de ir até uma sala de aula gerenciar uma atividade programada, ou simplesmentemente dar uma orientação. Um exemplo é de Célia Augusta que como coordenadora pública, incentiva, comunica aos professores de cursos, aplica atividades, orienta alunos. Com isso as aulas acontecem e os alunos respondem bem, visto que se sentem responsáveis.

Já a secretaria, por falta de compromisso e organização, não desenvolve ações com os diretores a fim de fazê-los cumprir uma determinação de governo; assim como acompanhar os cursistas em suas necessidades: transporte, liberação, material. Numa grande rede supermercado, vi uma cena digna de nota, uma funcionaria chegou ate uma outra do caixa e disse: "feche o caixa que sua turma de treinamento é agora". O funcionário do caixa disse: "Mas 'fulano', meu supervisor, disse que eu dobraria". A responsável do curso foi até ao supervisor e este  não retornou, fechou o caixa e a funcionária foi para o curso. Observe que há um objetivo, claro aumentar o lucro da empresa, definido que é melhorar a qualidade dos funcionários.

Retomando o plágio no qual procurei contextualizar a fim de não se crucificar apenas o professor que é vitima no processo, devido ao já exposto. E por fim, cada trabalhador deve refletir o seu processo no contexto estudantil, já que o todo harmônico é que compõe uma sinfonia. Uma orquestra de sucesso tem como tecido o conjunto de instrumentos e instrumentistas, pois cada um vai contribuir para sonoridade da peça e a escola deve buscar a harmonia, não do samba, mas a harmonia do processo educativo. Aquela professora é falta de uma sintonia de todo o conjunto da escola, porque assim é, ela, a escola concebida.

VOLTAR? CLICK AQUI.

  



Escrito por walmirba às 13h58
[   ] [ envie esta mensagem ] [ ]


[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]


 
Meu perfil
BRASIL, Nordeste, Homem, Portuguese, English
Histórico
Categorias
  Todas as Categorias
  EXERCÍCIO
  CONVERSANDO COM PROFESSOR
  INFORMAÇÕES
  CONTEÚDO DAS UNIDADES
  LISTA APROVADOS
Outros sites
  SITES E BLOGS
  ADVERTÊNCIA
  MENU PRINCIPAL
  ALUNO QUE FEZ
  IAT-INST.ANÍSIO TEIXEIRA
  PLANSERV
  SEC. EDUCAÇÃO/Ba
  PORTAL DO SERVIDOR /BA
  HOTMAIL - US
  YAHOO - US
  GOOGLE - HOME
  UOL - HOME
  BOL - HOME
  APROVADOS
  ARQUIVO/HISTÓRICO
  APLB - SINDICATO
  UNIDADES: 1ª,2ª,3ª,4ª
  AVISOS
  DATAS
  DICIONÁRIOS/TEXTOS
  TRABALHOS
  ESTDANTES / ALUNOS
  BBC-APRENDA INGLÊS
  VÍDEOS
  ESTUDAR INGLÊS
  EXERCÍCIOS
  GRAMÁTICA
  HALLOWEEN
  HOMENAGENS
  CADASTRAMENTOS
  PROFESSORES: BLOGs
  CONCURSO PÚBLICO
  EDUCAÇÃO
  PROVAS
  FOTOS
  ESTÁGIO/EMPREGO
  ESTÁGIOS/CIEE
  NOTÍCIAS/JORNAL
  2ª VIA CONTAS
  VESTIBULARES/UNIV.
  EDUCAÇÃO VESTIBULARES
  2ª CHAMADA
  FUTEBOL
  VERBO
  CURSOS
  SITES DE IDIOMAS
  FAZER CURRÍCULO?
  PESQUISA
  ENEN
  SLIDES DAS AULAS
  PROUNI
  PROFESSOR WALMIR 3
  BLOGGER
  EMPREGO
  LDB-EDUCAÇÃO LEI
  RÁDIOS
  SINPRO / BA
  JORNAIS AMÉRICA LATINA
  UNIVERSIDADES
  JORNAIS BRASIL
  JORNAIS: MUNDO
  TVE-BAHIA
  PROF. WALMIR NA TV CÂMARA: O NEGRO NA TV, 3o BLOCO
  VER TV - TV CÃMARA 1 ANO DE PROGRAMA
  INGLÊS ON LINE
  PHRASAL VERB ON LINE
  BLOGs DE INGLÊS
  VER TV - TV CÃMARA
  GABARITO / RESPOSTAS
  VOTAÇÃO/ENQUETES
  RETRÔTV - SITE DE SÉRIES TV
  MÚSICA COMBATE A DENGUE
  CINEMA
  APONTADOR: MAPAS, FOTOS
  EJA
  TEATRO CASTRO ALVES
  CONJUGAR VERBO
  EDUCABAHIA
  SCIELO REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA / PORTUGUÊS
  SCIELO REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA / VERSÃO INGLÊS
  FTC-EAD
  LDM LIVRARIA MULTICAMPI
  UNIFACS INTERATIVA
  DOCUMENTÁRIOS
  VÍDEOS NA ESCOLA
  SITE MÚSICA EM DEBATE
Votação
  Dê uma nota para meu blog